Se você é empresário, certamente já parou e se perguntou por várias vezes “como faço para aumentar o lucro da minha empresa?”
Por mais que tenha trabalhado muito e vendido bastante seu produto ou serviço, no final do mês sobra pouco ou nada de dinheiro. Ou ainda, o dinheiro que entro foi suficiente apenas para arcar com as despesas.
E aqui entra um dos maiores desafios para todos os empreendedores, o de aumentar a lucratividade da sua empresa.
E não, isso não significa somente vender mais ou aumentar o valor.
Assim, separamos aqui alguns passos importantes para você que deseja aumentar o seu lucro da sua empresa.
Fique de olho.
Controle as suas despesas
Manter o controle de gastos de todos os setores da sua empresa é fundamental para a saúde financeira da mesma.
Isso significa ter um monitoramento constante sobre tudo o que entra e sai na empresa, identificar onde o gasto é maior e achar soluções para a redução desse gasto.
Desta forma, uma dica é criar um planejamento anual, ou também chamado de orçamento anual, com a previsão de todas as despesas do ano.
Este planejamento vai te ajudar a ter clareza financeira e evitar gastos por impulso no seu negócio.
No começo pode ser bastante trabalhoso manter esse controle, mas isso será recompensador mais para frente.
O Sebrae disponibiliza algumas planilhas gratuitamente, assim, basta clicar neste link para acessar.
Separe as contas pessoais do seu negócio
Esse é um dos erros mais comuns que os empreendedores cometem, o de misturar as contas da empresa com as contas pessoais.
Nem todo o dinheiro que entra na empresa é seu.
O dinheiro que entra na sua empresa deve ser usado como capital de giro (pagar as contas da empresa, fazer investimentos, reserva de emergência e etc).
Desta forma, apenas uma parcela deste valor deve ser retirada pelos donos, a título de pró labore ou de distribuição de lucros, que poderá ser usada pessoalmente como bem entender.
Você tem que saber deixar de fora do orçamento da empresa as suas contas pessoais como viagens de férias ou prestações de compras.
Assim, no orçamento da empresa deixe somente o que é referente a ela, separar as contas pessoais das contas da sua empresa é fundamental.
Planeje as vendas
Como foi dito antes, não é somente vender mais que fará o lucro aumentar. É preciso ter um planejamento para isso.
Dar uma cartilha de venda para seus vendedores e esperar que eles façam milagres não vai adiantar sem um plano de vendas adequado.
Por isso, é necessário bolar e seguir uma estratégia.
Faça um mapeamento das épocas que mais vendem, dos produtos favoritos dos clientes, quais clientes são mais pontuais, quais formas de pagamento são mais favoráveis para ambos e aplique as técnicas de upsell.
Controle o seu estoque
Se a sua empresa é do ramo de comércio ou indústria, manter um controle de estoque evita desperdícios, o que interfere de forma direta nos seus custos mensais.
Estoque na prateleira é dinheiro parado, assim, um controle de estoque eficiente evita custos de manutenção do mesmo e ainda pode evitar o endividamento.
Saber o que comprar e em que hora comprar, não deixar produtos acumulados, ter fornecedores de confiança e manter um bom diálogo com eles.
Tudo isso, faz com que você tenha mais controle na hora da negociação, tendo menos custos e podendo controlar melhor os ganhos.
Busque a inovação
Já parou para pensar o que a sua empresa faz de diferente? Como seu produto ou serviço resolve a dor dos seus clientes?
Você não pode ficar na mesmice e achar que tudo sempre vai se resolver.
Assim, você deve buscar quais as novidades na sua área e como utilizá-las no seu meio.
Em um mundo cada vez mais tecnológico, ficar para trás e não investir em inovações é definitivamente cavar um buraco na água.
Invista no seu marketing
Uma outra excelente forma de investimento é em campanhas que atraem mais clientes.
Isso, porque o papel do marketing é atrair potenciais clientes para conhecer a sua solução.
Um negócio que não tem a capacidade de atrair novos clientes é um negócio que vai morrer no tempo.
Por isso, ter campanhas de marketing apropriadas para seu público alvo de acordo com seus produtos ou serviços são necessárias para o crescimento do negócio, e claro, o aumento de lucro.
Trate bem o seu cliente
Afinal, de que adianta fazer todos os itens acima e, no final do dia, tratar mal o seu cliente?
Seu cliente é quem mantém seu negócio vivo, sua empresa ativa no mercado.
O cliente é fiel à qualidade do produto, do preço e de como ele é atendido quando procura por você ou quando vai até a sua empresa.
Assim, se você souber usar esses passos acima com cuidado e aproveitar as oportunidades, em pouco tempo verá um aumento significativo nos lucros da sua empresa.
Nós da ContaPro Contabilidade estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar desde o começo no seu sonho de ter seu próprio negócio.