Como calcular o preço de venda

Como calcular o preço de venda

Você sabe como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Independente se você vai iniciar o seu próprio negócio ou se você já está no ramo há algum tempo, é bem provável que esteja enfrentando alguns problemas sobre o valor de seu produto ou serviço.

Afinal, sempre buscamos o lucro, mas será mesmo que você está conseguindo isso?

Definir o preço final do seu produto ou serviço é uma etapa em que se precisa de um projeto bem elaborado e específico, exigindo muito cuidado, muita cautela e claro, muita análise.

Mas se você está lendo esse artigo, você já está ciente de que isso é um fator determinante para o seu sucesso.

Então, fica atento(a) pois abaixo vamos disponibilizar uma ferramenta preciosa e gratuita.

E por isso hoje irei te ajudar a calcular o seu preço final, sem que você corra riscos de ficar em prejuízo.

QUAIS FATORES DEVEM SER CONSIDERADOS?

Em primeiro lugar você deve ter algumas perguntas já respondidas, como se a venda do seu produto ou serviço é rentável, se essas vendas irão gerar lucro, cobrindo os seus gastos, e se esses fatores manterão a sua empresa ativa.

Tendo isso respondido, você têm que entender alguns componentes essenciais para calcular o preço:

1º Fator

Custo das mercadorias ou serviços

Isso é quanto você ou sua empresa gasta na produção ou na aquisição do produto, ou no caso de serviços, o quanto é gasto para a prestação do seu serviço.

Aqui já estão inclusos os impostos como Simples Nacional, ICMS, PIS, COFINS, IR e entre outros.

Vale ressaltar que para cada modalidade podem existir custos diferentes, como por exemplo uma loja física ou um e-commerce.

2º Fator

Despesas variáveis

Como o nome mesmo diz, essas despesas não vão aparecer todos os meses, mas não é por isso que você não tenha que estar precavido com elas.

Nesta categoria entram as despesas que variam de acordo com a quantidade das vendas.

Aqui também são incluídos fornecedores e fretes pagos para que o seu produto chegue até você.

3º Fator

Custos e despesas fixas

Aqui estão todos os custos que você ou sua empresa irão ter todos os meses, como por exemplo aluguel e salários (no caso se houver funcionários).

Mesmo que não estejam relacionados ao preço final do seu produto ou serviço, esses gastos têm que estar no seu cálculo final.

Nela são incluídas comissões, serviços terceirizados, reformas, entre outras.

4º Fator

Margem de lucro

Chegamos na parte em que vocês tanto estavam esperando.

A margem de lucro é a porcentagem que você irá ganhar através da venda do seu produto ou serviço, considerando o valor necessário para cobrir todas as despesas, e assim gerar o lucro.

Para calcular essa margem deve ser pensado na quantidade a ser vendida e na demanda dos produtos ou serviços.

Mas não se engane, a margem de lucro não está associada a valores altos. Você sabe muito bem que preços altos assustam os clientes, e não desejamos isso, certo?

Por isso é necessário fazer um planejamento correto analisando as modalidades que citamos anteriormente.

5º Fator

Impostos na Venda

Ao fazer uma venda a sua empresa precisa emitir uma nota fiscal e sobre este valor são pagos impostos (federais, municipais e/ou municipais).

Esta regra apenas não acontece caso a sua empresa seja um MEI (Microempreendedor Individual) cujo imposto é pago de forma fixa.

Assim, em regra geral, estes percentuais de impostos precisam ser levados em consideração no cálculo do preço de venda.

O fato de ignorar os impostos no cálculo do preço de venda pode levar sua empresa a ter um prejuízo financeiro muito grande.

6º Fator

Mercado

É muito importante analisar o posicionamento dos seus concorrentes.

Se, por exemplo, o seu produto estiver com um preço maior do que os demais do ramo, é necessário que você entregue um diferencial que ninguém mais possui.

Assim o cliente terá um motivo para adquirir com você e não com a concorrência.

Nós da ContaPro Contabilidade preparamos uma calculadora de preço de venda de mercadorias.

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Calculadora de Preço de Venda de Mercadorias

Agora que você sabe todos os fatores a serem levados em conta na hora de dar o preço final ao seu produto ou serviço, está esperando o que para entrar em contato conosco para saber mais sobre como fazer o seu negócio dar certo!

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